Estamos cert@s de que 2011 foi um ano de muita luta na qual o movimento estudantil geral se fez presente. À luz dos levantes que ocorreram durante todo o mundo, derrubando inclusive ditaduras históricas, os jovens do Brasil também se sentiram sacudidos. As ocupações de reitoria, manifestações e atos públicos nas ruas, a luta contra o aumento da passagem em Teresina, os atos contra toda forma de opressão – racismo, machismo e homofobia - , a luta contra os grandes projetos irresponsáveis como a defesa dos povos e Rio Xingu, dentre outros...
Para quem dizia que não adiantava mais lutar nós dizemos que a luta de classes está sambando na cara do neoliberalismo novamente ;)
Estudante é pra lutar! Quem são vocês? Sou ESTUDANTE!
Há quem diga que a única função do estudante é estudar. Quem o diz acaba por negar a própria história na qual nos é colocado o importantíssimo papel que os estudantes e a juventude como um todo tiveram nas grandes transformações e lutas democráticas. Nós dizemos que estudante é pra estudar e lutar! Não recusamos o nosso papel histórico, recusamos a apatia que nos é colocada, recusamos esse discurso individualista e fatalista de que as coisas não podem mudar! Mudam sim... a história comprova, o presente também, e a nossa vontade mais ainda.
O Centro Acadêmico de Serviço Social – 8 de março
A atual gestão do CASS é fruto da atuação da comissão gestora provisória anterior que se chamava “No amor e na luta”. Somos orgulhos@s por viver esse processo com muit@s outr@s estudantes de Serviço Social da UFMA.
O ano de 2011 foi um desafio para o Serviço Social e quem participou do ENESS sabe bem. Apesar dos inúmeros obstáculos nossa delegação foi a São Paulo se fazer presente. Além dessa atividade importante construímos um momento para recepcionar @s calour@s. Estivemos participando e apoiando a greve estadual dos professores e posteriormente a greve do IFMA. Construímos também o 15-O (15 de outubro) em São Luis, uma manifestação que aconteceu em diversos outros lugares do mundo.
O ano que está por findar foi especialmente vitorioso para nós. Vimos entidades e coletivos estudantis juntamente aos estudantes independentes se unindo diante da despolitização e cooptação pela reitoria a qual nosso Diretório Central de Estudantes se encontra. O CASS sempre se fez presente na construção dos Dias de Luta em Defesa da UFMA, elaboração e panfletagem das cartas abertas aos estudantes, se reunindo semanalmente com representantes de diversos cursos nesse segundo semestre de 2011.
E para celebrar o fim do ano tivemos o CINE CASS com direito a pipoca (irrul) e depois um ponche com violãozinho... porque abstrair um pouco também é importante. J
10 % DO PIB PRA EDUCAÇÃO PÚBLICA, JÁ!
Encaramos como primordial para este ano a campanha dos 10% do PIB pra educação pública JÁ! Estivemos sempre com adesivos e panfletos a postos, nas atividades, defendemos os 10% em todos os espaços em que estivemos e construímos também o plebiscito nacional - votando e coletando votos na Universidade e para fora dela. E a campanha ainda não acabou! O serviço Social está na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Educação não é mercadoria! Educação é direito de todos e dever do estado!
Entre em contato conosco:
twitter.com/cassufma
Ou mais eficazmente nos corredores do CCSo (:
É isssoo ai...
ResponderExcluirEstudante é pra lutar e estudar!
É nós em 2012!