sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2012 vem aí!

Estamos cert@s de que 2011 foi um ano de muita luta na qual o movimento estudantil geral se fez presente. À luz dos levantes que ocorreram durante todo o mundo, derrubando inclusive ditaduras históricas, os jovens do Brasil também se sentiram sacudidos. As ocupações de reitoria, manifestações e atos públicos nas ruas, a luta contra o aumento da passagem em Teresina, os atos contra toda forma de opressão – racismo, machismo e homofobia - , a luta contra os grandes projetos irresponsáveis como a defesa dos povos e Rio Xingu, dentre outros...

Para quem dizia que não adiantava mais lutar nós dizemos que a luta de classes está sambando na cara do neoliberalismo novamente ;)

Estudante é pra lutar! Quem são vocês? Sou ESTUDANTE!

Há quem diga que a única função do estudante é estudar. Quem o diz acaba por negar a própria história na qual nos é colocado o importantíssimo papel que os estudantes e a juventude como um todo tiveram nas grandes transformações e lutas democráticas. Nós dizemos que estudante é pra estudar e lutar! Não recusamos o nosso papel histórico, recusamos a apatia que nos é colocada, recusamos esse discurso individualista e fatalista de que as coisas não podem mudar! Mudam sim... a história comprova, o presente também, e a nossa vontade mais ainda.

O Centro Acadêmico de Serviço Social – 8 de março

A atual gestão do CASS é fruto da atuação da comissão gestora provisória anterior que se chamava “No amor e na luta”. Somos orgulhos@s por viver esse processo com muit@s outr@s estudantes de Serviço Social da UFMA.

O ano de 2011 foi um desafio para o Serviço Social e quem participou do ENESS sabe bem. Apesar dos inúmeros obstáculos nossa delegação foi a São Paulo se fazer presente. Além dessa atividade importante construímos um momento para recepcionar @s calour@s. Estivemos participando e apoiando a greve estadual dos professores e posteriormente a greve do IFMA. Construímos também o 15-O (15 de outubro) em São Luis, uma manifestação que aconteceu em diversos outros lugares do mundo.

O ano que está por findar foi especialmente vitorioso para nós. Vimos entidades e coletivos estudantis juntamente aos estudantes independentes se unindo diante da despolitização e cooptação pela reitoria a qual nosso Diretório Central de Estudantes se encontra. O CASS sempre se fez presente na construção dos Dias de Luta em Defesa da UFMA, elaboração e panfletagem das cartas abertas aos estudantes, se reunindo semanalmente com representantes de diversos cursos nesse segundo semestre de 2011.

E para celebrar o fim do ano tivemos o CINE CASS com direito a pipoca (irrul) e depois um ponche com violãozinho... porque abstrair um pouco também é importante. J

10 % DO PIB PRA EDUCAÇÃO PÚBLICA, JÁ!

Encaramos como primordial para este ano a campanha dos 10% do PIB pra educação pública JÁ! Estivemos sempre com adesivos e panfletos a postos, nas atividades, defendemos os 10% em todos os espaços em que estivemos e construímos também o plebiscito nacional - votando e coletando votos na Universidade e para fora dela. E a campanha ainda não acabou! O serviço Social está na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Educação não é mercadoria! Educação é direito de todos e dever do estado!

Estam@s cert@s que 2012 será um ano de mais vitórias, porque se o presente é de luta o futuro nos pertence! Contamos com tod@s estudantes de Serviço Social pra escrevermos junt@s essa história.

Uma ótima virada de ano para tod@s.

Há braços na luta.


Entre em contato conosco:

cassufma@gmail.com

twitter.com/cassufma

Facebook

Ou mais eficazmente nos corredores do CCSo (:

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MANIFESTO AO CEUFMA ESTATUTÁRIO

O CEUFMA Estatutário, encaminhamento fruto da plenária final do XVII CEUFMA, tinha como objetivo a discussão do Estatuto do DCE e suas possíveis reformulações.
Como o próprio nome do evento deixa evidenciado, teoricamente este deveria ser um congresso de estudantes da UFMA, que é o espaço e instância máxima de deliberação do movimento estudantil na universidade. Porém, entre a teoria e a prática há um profundo fosso de distância.
A organização do evento limitou-se a um grupo de cartas marcadas escolhidos em CEB e, mesmo depois da plenária inicial com a eleição de novos integrantes para a Comissão, esses não tiveram acesso a documentação ou atividades de organização do evento, sendo apenas tolerados enquanto COCEUFMA.
Por outro lado, o Congresso não foi de maneira alguma divulgado em nenhum dos campi da UFMA pelo Diretório Central dos Estudantes, nem tampouco pela dita Comissão Organizadora. No que diz respeito a participação dos delegados e ouvintes dos demais campi, não foram garantidas as condições para que houvesse participação qualificada de todos os estudantes.
Somado a esse cenário, o que vimos nas propostas aprovadas, nas discussões e em todas as deliberações foi a representação máxima do reacionarismo, do retrocesso de direitos, da despolitização e da fuga do compromisso com a sociedade, com seu povo e com seu tempo.
Por isso, não legitimamos este espaço e convocamos todos os estudantes dessa universidade a se unir na luta por uma educação pública verdadeira, por um ensino a serviço dos trabalhadores e dos oprimidos, por um DCE livre, democrático, transparente, independente e de luta!!

ANEL
MOVIMENTO OS LIRIOS NÃO NASCEM DA LEI
VAMOS A LUTA
CONTRAPONTO
NAJUP NEGRO COSME
MOVIMENTO HIP HOP QUILOMBO URBANO
CA DE ENFERMAGEM DO CAMPUS BACANGA
CA DE SERVIÇO SOCIAL DO CAMPUS BACANGA
CA DE PEDAGOGIA DO CAMPUS DO BACANGA
DELEGADOS DO CAMPI DE CHAPADINHA: THIAGO JANSEN, CAMILA VIEIRA, ALICIA APARECIDA, CARMEM ELEN, LUCIANE GOMES DA SILVA,CLAUDENILSON DUTRA
CA DE AGRONOMIA-CHAPADINHA
CA DE BIOLOGIA-CHAPADINHA
DELEGADOS CAMPUS SÃO BERNARDO:JONATHA WENDEL,ILDA CABRAL
DELEGADOS DO CAMPUS DE BACABAL:ENIO FERREIRA,ALINE COSTA
INALDO RODRIGUES
DELEGADOS DE PINHEIRO: MARIANA MELO,
ANDERSON ARRAES SILVA – CA DE DIREITO- IMPERATRIZ
TAIRO LISBOA DELEGADO DO CURSO DE FILOSOFIA - SÃO LUIS