terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

É necessário continuar as lutas!!! Por um Governo dos Trabalhadores no Egito.

Após 18 dias de intensos protestos que tomaram diversas cidades do Egito, o ditador Hosni Mubarak, 82, renunciou ao poder depois de comandar uma ditadura com mão de ferro durante 30 anos. O anúncio foi feito pelo vice-presidente egípcio, Omar Suleiman, na TV estatal. Em poucos minutos, centenas de milhares estavam em festa e aos gritos na praça Tahrir, epicentro das manifestações de oposição.
A saída de Mubarak solidifica a crise no mundo árabe, sendo a segunda ditadura a ruir na região em menos de um mês. Ainda no dia 14 de janeiro a Revolução do Jasmim levou o ditador da Tunísia, Zine el Abidine Ben Ali, a abandonar o país, em meio ao movimento que se alastrou para outros países, causando protestos na Mauritânia, Argélia, Jordânia e Iêmen.
A população, desafiando o governo e as próprias Forças Armadas, continuou nas ruas do país. Milhares marcharam e cercaram os principais prédios públicos do Cairo, além da sede da TV estatal, e sitiaram o palácio presidencial.
Além das massivas manifestações, várias greves estouravam pelo país, exigindo além de reivindicações como aumento salarial, a queda do governo. Os trabalhadores anunciavam também uma greve geral a partir desse dia 12 pela saída do ditador.
A crise no mundo Árabe demonstra o poder que há na organização das massas e a necessidade concreta de derrubar governos opressorres e mais que isso, lutar por uma nova ordem societária, a qual só pode ser construída na luta de classes. Há muito o que se comemorar sim, pela força e coragem do povo egipcio. Todavia é necessário que as lutas continuem. O Ditador saiu, mas é preciso lutar contra a ditadura. Saiu, todavia deixou o poder nas mãos das Forças Armadas, que só nos ultimos momentos, estrategicamente, demonstrou-se "solidária" às manifestações. O homem forte do Egito agora é Mohamed Hussein Tantawi, homem de confiança de Mubarak e dos EUA. É preciso ter cuidado e não se deixar cair no fantasioso discurso "o povo foi vitorioso, tudo está em paz agora, VIVA!!!!" e não esqeucer dos reais motivos que levaram o povo a luta: a fome, o desemprego, a miséria, ausência de Politicas Sociais Públicas para Saúde e Educação entre outro... Apenas um governo feito pelos trabalhadores pode atender às reais necessidades do Povo Egipcio.

CORESS - Unama-Belém/PA

Nos dias 03, 04 e 05 de Fevereiro de 2011, ocorreu na Universidade da Amazônia - UNAMA, em Belém/PA, o XXVII CORESS (Conselho Regional de Entidades Estudantis de Serviço Social). O CASSUFMA esteve presente com uma delegação de 32 alunos de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão. Foram 3 dias de intenso debates e aprendizado junto aos camaradas da UFAM, UFPA, UNAMA, UFMA e Mário "menino Folha" (Coordenador Nacional da ENESSO responsavel pela Região 1).
No dia 03 as atividades começaram com a apresentação da mesa de abertura, sendo esta composta pelo DCE e CA da escola sede (UNAMA), DCE/UFPA, Representante Discente Regional da ABEPSS, Coordenador Regional - ENESSO, CRESS/PA, Coordenador Nacional - ENESSO.
Após este primeiro momento nos dirigimos à prefeitura da cidade, realizando uma grande caminhada pela cidade em protesto ao aumento da passagem de ônibus na cidade que passaria de R$ 1,85 para R$ 2,20. Estivemos nas ruas ao lado dos estudantes e trabalhadores belenenses para dizer "Não ao aumento!". Assim como em várias cidades do país, a rede de transporte é precarizada e a frota é insuficiente para atender à demanda da população, a qual sofre humilhações diariamente tendo que se amontoar nos coletivos e compromentendo mais de 20% de seu salário apenas para pagar as passagens de ônibus, com o aumento isso se elevaria para mais de 25%.